Enriquecimento sensorial para os gatos, o que é isso?
Enriquecimento sensorial
É bastante provável que os gateiros de plantão já sejam familiarizados com o assunto “Enriquecimento Ambiental” para os gatos. Mas você sabia que a parte sensorial também deve ser integrada à abordagem e poderá gerar muito mais bem-estar físico e mental para os gatinhos? Continue a leitura e verá abaixo cada detalhe sobre o assunto. Vamos lá?!
Estimulando os sentidos
Com o objetivo de estimular os sentidos dos gatos, o enriquecimento sensorial proporciona desafios mentais, atividades físicas e oportunidades de expressão comportamental para os felinos. Com essa estratégia, é possível prevenir o tédio, o estresse e os comportamentos indesejados, promovendo o total bem-estar para o bichinho.
Estratégias e estímulos
Entre essas estratégias, a disponibilização de diferentes texturas em arranhadores e superfícies diferenciadas, estímulos visuais com prateleiras que permitam ver o ambiente externo, brinquedos com movimentos atrativos, música para estimular o sentido auditivo dos gatos e o uso de feromônios facial felino (F3) são diferenciais importantíssimos.
Segurança e conforto
Os gatos possuem glândulas na região facial que produzem e secretam naturalmente o feromônio facial felino (F3) deixado no ambiente quando esfregam suas bochechas em objetos. Um sinal químico característico, reconhecido como um marcador de segurança e conforto para os pets, que ajuda a criar um ambiente familiar e reconfortante em seu ambiente.
Atmosfera tranquila
Assim, os feromônios sintéticos, que são uma cópia da molécula natural produzida pelos felinos, são amplamente utilizados para proporcionar mais bem-estar aos pets em qualquer tipo de ambiente e, ao pensarmos no enriquecimento sensorial, essa é a solução para promover uma atmosfera bastante tranquila e familiar para o seu gatinho.
Encontrando solução
No mercado é possível encontrar 2 versões do feromônio facial felino (F3) sintético: O difusor com refil e o spray. O difusor, que pode ser utilizado em diversas situações como: introdução de novos membros, mudanças de ambiente, sendo indicado em casas multi-gato para promover a redução do estresse. Já a versão spray pode ser utilizada em: cobertores, caminhas e caixa de transporte.
Segurança e conforto
O Feromônio Facial Felino F3 é uma ferramenta de enriquecimento sensorial que oferece uma maneira eficaz e natural de promover o conforto e a segurança dos gatos em ambiente doméstico, auxiliando na redução do estresse e ansiedade, estimulando o comportamento natural do gatinho e ajudando na adaptação a novos ambientes e situações.
Por fim…
Ao incorporar estratégias de enriquecimento sensorial, você contribuirá significativamente para o bem-estar físico e emocional do seu gato.
Ah, e se você quiser conferir tudo sobre cuidados, comportamentos, curiosidades e ter diversas dicas sobre o mundo dos gatos, clique aqui e acesse o Blog Oficial da Avert!
Tudo de FeliComfort: A Vida Mais Rom-Rom
Escolha o seu favorito e garanta mais conforto e bem-estar para o seu felino.
Quer saber mais?
Acompanhe outras dicas e curiosidades em nosso blog.
Pulgas podem transmitir doenças para os gatos?
Saiba tudo sobre essa praga e as consequências dela para nossos felinos!
Gato pode ficar sozinho em casa?
Os felinos são independentes, mas o bastante? Confira!
Novembro Azul: prevenção do câncer de próstata em felinos
A conscientização vai além dos homens, os felinos também sofrem com a doença!
Outubro Rosa: prevenção do câncer de mama em gatos
Sim, a prevenção do câncer de mama nos felinos também é necessária!
Gengivite em gatos: sintomas, causas e tratamento
Muito além do “bafinho”, saiba o impacto da gengivite na saúde dos felinos!
Como preparar o gato para a chegada de um bebê?
Prepare-se, o novo membro da família pode ser um desafio para o felino da casa!
Castração de felinos: conheça todos os benefícios
Prevenir doenças e melhorar o comportamento para uma vida longa e saudável!
5 passos para ajudar seu gatinho idoso
Tudo sobre as necessidades físicas e biológicas dos gatos mais velhos!
Bolas de pelo: o estresse pode influenciar?
Saiba tudo sobre, da formação à prevenção.