Como os gatos se comunicam e demarcam território?

Ao observar o tutor, o gato se aproxima, esfrega a cabeça nos tornozelos do humano, em seguida o tronco, e finalmente a cauda que envolve a perna como um abraço. É possível que você já tenha observado esse ritual dos felinos. Mas, você sabe o que ele significa? Continue a leitura e saiba mais sobre essa forma tão peculiar de comunicação dos gatinhos!
Comunicação tátil
Esse comportamento tão característico dos gatos é uma forma de comunicação deixada por meio dos feromônios, uma substância química volátil também produzida por outras espécies. Os feromônios são compostos químicos produzidos e secretados pelos animais para comunicar informações específicas a outros membros da mesma espécie. Existem diferentes tipos de feromônios, como os apaziguadores, os de reconhecimento e os de marcação de ambiente e sexual. Cada um deles é depositado pelos animais em situações específicas, auxiliando desde o reconhecimento de território até a criação de laços sociais.
As regiões das bochechas e entre os olhos dos gatos são ricas na liberação de feromônios que ajudam a estreitar a relação com um humano ou outro animal e a espalhar pelo ambiente um odor que aumenta a sensação de bem-estar deles. Isso explica aquelas “cabeçadinhas” que eles dão quando passam por entre nossas pernas, nos móveis e outros objetos da casa.

O superpoder dos gatos!
Os feromônios desempenham um papel fundamental na comunicação entre os gatos, sendo uma forma eficaz de interação dentro da espécie. Esse tipo de comunicação é exclusivamente percebido pelos felinos, graças à sua especificidade. A captação desses feromônios ocorre através do que é conhecido como “segundo sistema olfativo“. Basicamente, o feromônio é inalado pela boca, passa pelas papilas incisivas e é captado pelo órgão vomeronasal, também chamado de órgão de Jacobson. Este órgão, localizado entre o nariz e a boca dos animais, é um componente olfativo auxiliar que processa e reconhece os sinais enviados pelo cheiro, conectando-os ao cérebro dos gatos.
Além disso, o órgão vomeronasal auxilia na identificação das marcações deixadas por outros gatinhos através das glândulas odoríferas presentes em várias partes do corpo, como patas, cabeça, bochecha, queixo, base da cauda e rabo. Você já deve ter notado quando os gatos cheiram intensamente um objeto ou local e, em seguida, abrem um pouco a boca. Nesse momento, estão ativando o órgão vomeronasal, permitindo que o cheiro seja direcionado a esse órgão especializado, que o interpreta de forma mais específica. Esse órgão está localizado atrás dos dentes incisivos superiores.
Agora que compreendemos melhor como os nossos amigos felinos se comunicam e demarcam seu território, é uma ótima oportunidade para observá-los com mais atenção e fortalecer os laços de carinho e afeto!
Sobre a Avert Saúde Animal
Somos parte da Biolab, uma empresa farmacêutica inovadora. Desde 2013, estamos no mercado veterinário, comprometidos em promover as melhores práticas para a medicina veterinária no Brasil. Oferecemos medicamentos, nutracêuticos e dermocosméticos para cães e gatos. Investimos constantemente em tecnologias e inovação para garantir a saúde e o bem-estar dos animais. Para mais informações, acesse: www.avertsaudeanimal.com.br.
Tudo de FeliComfort: A Vida Mais Rom-Rom
Escolha o seu favorito e garanta mais conforto e bem-estar para o seu felino.
Quer saber mais?
Acompanhe outras dicas e curiosidades em nosso blog.


Março Amarelo: a importância da prevenção para a saúde dos gatos
Saiba tudo sobre as doenças renais em nossos amigos felinos


Em quais locais os gatos gostam de receber carinho?
Os felinos têm uma maneira única de expressar carinho. Confira em detalhes!


3 maneiras de aumentar a ingestão de água do seu gato
Sim, a ingestão adequada de água é fundamental para a saúde dos felinos


9 mitos e verdades sobre os gatos
Nem tudo o que dizem sobre os felinos é real. Descubra!


Festas de fim de ano: como tornar os eventos menos estressantes para os felinos?
Saiba como tornar esse período de celebração menos estressante para os gatos!


O que é a síndrome de Pandora em gatos?
Atenção e cuidado com os felinos diante das doenças do trato urinário.


Quais os cuidados essenciais com os felinos no verão?
Altas temperaturas pedem atenção redobrada com os gatos. Saiba como protegê-los!


Segurança felina: o papel das telas de proteção
A importância da proteção contra quedas e os perigos das ruas para os gatos!


Pulgas podem transmitir doenças para os gatos?
Saiba tudo sobre essa praga e as consequências dela para nossos felinos!