Como os gatos se comunicam e demarcam território?
Ao observar o tutor, o gato se aproxima, esfrega a cabeça nos tornozelos do humano, em seguida o tronco, e finalmente a cauda que envolve a perna como um abraço. É possível que você já tenha observado esse ritual dos felinos. Mas, você sabe o que ele significa? Continue a leitura e saiba mais sobre essa forma tão peculiar de comunicação dos gatinhos!
Comunicação tátil
Esse comportamento tão característico dos gatos é uma forma de comunicação deixada por meio dos feromônios, uma substância química volátil também produzida por outras espécies. Os feromônios são compostos químicos produzidos e secretados pelos animais para comunicar informações específicas a outros membros da mesma espécie. Existem diferentes tipos de feromônios, como os apaziguadores, os de reconhecimento e os de marcação de ambiente e sexual. Cada um deles é depositado pelos animais em situações específicas, auxiliando desde o reconhecimento de território até a criação de laços sociais.
As regiões das bochechas e entre os olhos dos gatos são ricas na liberação de feromônios que ajudam a estreitar a relação com um humano ou outro animal e a espalhar pelo ambiente um odor que aumenta a sensação de bem-estar deles. Isso explica aquelas “cabeçadinhas” que eles dão quando passam por entre nossas pernas, nos móveis e outros objetos da casa.
O superpoder dos gatos!
Os feromônios desempenham um papel fundamental na comunicação entre os gatos, sendo uma forma eficaz de interação dentro da espécie. Esse tipo de comunicação é exclusivamente percebido pelos felinos, graças à sua especificidade. A captação desses feromônios ocorre através do que é conhecido como “segundo sistema olfativo“. Basicamente, o feromônio é inalado pela boca, passa pelas papilas incisivas e é captado pelo órgão vomeronasal, também chamado de órgão de Jacobson. Este órgão, localizado entre o nariz e a boca dos animais, é um componente olfativo auxiliar que processa e reconhece os sinais enviados pelo cheiro, conectando-os ao cérebro dos gatos.
Além disso, o órgão vomeronasal auxilia na identificação das marcações deixadas por outros gatinhos através das glândulas odoríferas presentes em várias partes do corpo, como patas, cabeça, bochecha, queixo, base da cauda e rabo. Você já deve ter notado quando os gatos cheiram intensamente um objeto ou local e, em seguida, abrem um pouco a boca. Nesse momento, estão ativando o órgão vomeronasal, permitindo que o cheiro seja direcionado a esse órgão especializado, que o interpreta de forma mais específica. Esse órgão está localizado atrás dos dentes incisivos superiores.
Agora que compreendemos melhor como os nossos amigos felinos se comunicam e demarcam seu território, é uma ótima oportunidade para observá-los com mais atenção e fortalecer os laços de carinho e afeto!
Sobre a Avert Saúde Animal
Somos parte da Biolab, uma empresa farmacêutica inovadora. Desde 2013, estamos no mercado veterinário, comprometidos em promover as melhores práticas para a medicina veterinária no Brasil. Oferecemos medicamentos, nutracêuticos e dermocosméticos para cães e gatos. Investimos constantemente em tecnologias e inovação para garantir a saúde e o bem-estar dos animais. Para mais informações, acesse: www.avertsaudeanimal.com.br.
Tudo de FeliComfort: A Vida Mais Rom-Rom
Escolha o seu favorito e garanta mais conforto e bem-estar para o seu felino.
Quer saber mais?
Acompanhe outras dicas e curiosidades em nosso blog.
Pulgas podem transmitir doenças para os gatos?
Saiba tudo sobre essa praga e as consequências dela para nossos felinos!
Gato pode ficar sozinho em casa?
Os felinos são independentes, mas o bastante? Confira!
Novembro Azul: prevenção do câncer de próstata em felinos
A conscientização vai além dos homens, os felinos também sofrem com a doença!
Outubro Rosa: prevenção do câncer de mama em gatos
Sim, a prevenção do câncer de mama nos felinos também é necessária!
Gengivite em gatos: sintomas, causas e tratamento
Muito além do “bafinho”, saiba o impacto da gengivite na saúde dos felinos!
Como preparar o gato para a chegada de um bebê?
Prepare-se, o novo membro da família pode ser um desafio para o felino da casa!
Castração de felinos: conheça todos os benefícios
Prevenir doenças e melhorar o comportamento para uma vida longa e saudável!
5 passos para ajudar seu gatinho idoso
Tudo sobre as necessidades físicas e biológicas dos gatos mais velhos!
Bolas de pelo: o estresse pode influenciar?
Saiba tudo sobre, da formação à prevenção.