Como acostumar o gato na caixa de transporte?
Rotina de idas e vindas
As idas ao veterinário ou pequenas viagens de carro representam momentos desafiadores para os felinos, uma vez que a mudança de ambiente desencadeia sensações de desconforto e insegurança, devido à sua natureza territorialista. Por isso, os gatos preferem manter o controle sobre o ambiente em que vivem e a alteração na rotina pode estressá-los ou amedrontá-los. Como lidar com isso? Veja!
Lar doce lar
A própria casa é considerada um refúgio para os gatinhos, pois eles liberam um feromônio natural ao esfregarem a cabeça e o corpo em objetos como: móveis, paredes, cortinas ou qualquer outro alcançável por eles. Esse odor espécie-específico serve para um reconhecimento de ambiente e transmite uma sensação de conforto e aconchego ao pet.
Estratégia
Por esse motivo, durante o transporte os gatos perdem essa referência e os sinais olfativos, gerando desconforto e tornando o uso da caixa de transporte uma tarefa um tanto desafiadora. Além disso, muitos felinos associam a caixa de transporte a experiências nada positivas e são resistentes na hora de usá-la. A dica é ter muita paciência e estratégia. Deixe seu gato seguro e confortável utilizando a caixa assim:
1. Introduza a caixa no ambiente: Ao invés de apresentar a caixa de maneira repentina, deixe-a em um local acessível da casa e aberta para que o gato possa entrar e sair por conta própria.
2. Conforto extra: Coloque cobertores macios e brinquedos dentro da caixa para torná-la mais convidativa. Isso permite que o gato associe a caixa a um espaço seguro e confortável.
3. Crie experiências positivas: Ofereça petiscos e interaja com o felino sempre que ele entrar voluntariamente no espaço. Além disso, é possível alimentar o animal dentro da caixa para criar uma associação positiva.
4. Faça treinamentos curtos: Comece com alguns minutos por dia e aumente gradualmente o tempo do felino na caixa, conforme ele se sentir confortável. Não force o gato a entrar na caixa, isso pode causar estresse e resistência.
5. Considere o uso do catnip: Utilize do Catnip para acalmar e atrair o gato para o espaço. No entanto, é importante observar a reação do seu pet com a erva, já que nem todos os felinos são sensíveis a essa substância.
6. Seja paciente: Cada gato é único, portanto, pode levar um tempo para que ele se acostume com a caixa de transporte. Seja paciente e respeite o limite do gato durante a adaptação ao espaço. Com o tempo, ele se sentirá confortável.
Depois de tudo isso vai ser moleza
Assim que seu pet se sentir confortável e totalmente adaptado à caixa de transporte, talvez você precise deixá-lo por lá por tempo indeterminado, e por vontade própria.
Quer ficar por dentro de muito mais dicas práticas e simples como essa? É super fácil, só clicar aqui, acessar o Blog da Avert e pronto, lá você fica por dentro de tudo o que você precisa saber sobre curiosidades, cuidados e o bem-estar do seu pet!
Tudo de FeliComfort: A Vida Mais Rom-Rom
Escolha o seu favorito e garanta mais conforto e bem-estar para o seu felino.
Quer saber mais?
Acompanhe outras dicas e curiosidades em nosso blog.
Festas de fim de ano: como tornar os eventos menos estressantes para os felinos?
Saiba como tornar esse período de celebração menos estressante para os gatos!
O que é a síndrome de Pandora em gatos?
Atenção e cuidado com os felinos diante das doenças do trato urinário.
Quais os cuidados essenciais com os felinos no verão?
Altas temperaturas pedem atenção redobrada com os gatos. Saiba como protegê-los!
Segurança felina: o papel das telas de proteção
A importância da proteção contra quedas e os perigos das ruas para os gatos!
Pulgas podem transmitir doenças para os gatos?
Saiba tudo sobre essa praga e as consequências dela para nossos felinos!
Gato pode ficar sozinho em casa?
Os felinos são independentes, mas o bastante? Confira!
Novembro Azul: prevenção do câncer de próstata em felinos
A conscientização vai além dos homens, os felinos também sofrem com a doença!
Outubro Rosa: prevenção do câncer de mama em gatos
Sim, a prevenção do câncer de mama nos felinos também é necessária!
Gengivite em gatos: sintomas, causas e tratamento
Muito além do “bafinho”, saiba o impacto da gengivite na saúde dos felinos!