Cistite Idiopática, o que é?
O que é exatamente a Cistite Idiopática?
A cistite idiopática felina (CIF), também conhecida como Doença do Trato Urinário Inferior (DTUI) é uma doença desafiadora no cuidado com a saúde dos felinos e mais comum em gatos jovens. Esta condição inflamatória crônica da bexiga e uretra é caracterizada por sintomas urinários desconfortáveis que não estão associados a uma infecção bacteriana ou a outra causa identificável. A enfermidade pode afetar significativamente a qualidade de vida dos gatos causando preocupação aos tutores.
Com origem multifatorial, estresse, dieta e fatores ambientais desempenham um papel significativo no surgimento do quadro. Os animais afetados apresentam inflamação sem um agente causador conhecido, podendo ser aguda ou crônica, obstrutiva ou não obstrutiva. A palavra “idiopática” indica que a causa não é conhecida, ou seja, apesar de uma extensa investigação médica, nenhuma causa subjacente específica pode ser confirmada.
Quais são os sintomas?
As características fisiológica e anatômica dos felinos, como o diâmetro uretral menor, a capacidade de produzir urina muito concentrada, além de terem o reflexo de sede reduzido, são fatores que os tornam mais susceptíveis aos problemas relacionados ao trato urinário.
Os gatos afetados pela CIF apresentam sintomas, como dificuldade e dor ao urinar, aumento da frequência urinária, presença de sangue na urina, tentativas de urinar sem sucesso ou com pouca produção de urina e lambedura excessiva na área genital, devido ao desconforto.
Embora a causa exata da cistite idiopática felina seja desconhecida, alguns fatores são frequentemente associados ao desenvolvimento desta condição. O estresse, por exemplo é um fator de risco significativo. Mudanças no ambiente, novos animais, mudanças na rotina e até visitas ao veterinário podem desencadear episódios de CIF. Além disso, dietas que não promovem a formação de urina adequadamente diluída, a obesidade e o sedentarismo podem contribuir para o surgimento da condição.
Como chegar a um diagnóstico e como tratar?
O diagnóstico da cistite idiopática é feito por exclusão. Primeiro, outras causas de sintomas urinários, como infecções bacterianas, cálculos urinários e tumores, devem ser descartadas pelo médico veterinário. Isso geralmente envolve, exames de urina e sangue e a realização de radiografias e ultrassonografias para excluir cálculos ou anomalias estruturais.
O tratamento da cistite idiopática felina é multifacetado e visa principalmente o alívio dos sintomas e a redução da frequência dos episódios. As medidas incluem:
- Modificação do ambiente: Reduzir o estresse ambiental, proporcionando um ambiente tranquilo, enriquecimento ambiental e garantindo a disponibilidade de recursos (como caixas de areia, água e comida) em locais acessíveis e seguros.
- Dieta: Alimentação úmida e dietas prescritas podem ajudar a aumentar a ingestão de água e a diluição da urina.
- Medicamentos: Anti-inflamatórios, analgésicos e, em alguns casos, medicamentos para reduzir o estresse e a ansiedade.
- Aumento da hidratação: Incentivar a ingestão de água através de fontes de água corrente ou várias tigelas de água fresca pela casa.
- Terapias Complementares: O uso de difusores ou sprays do feromônios facial felino (F3) também pode ser indicado para trazer ao pet a sensação de conforto e segurança no ambiente, reduzindo o estresse.
– Por Fim…
A cistite idiopática felina é uma condição crônica e pode ser recorrente, exigindo um manejo contínuo para manutenção da saúde do pet. Com o tratamento adequado os gatos podem ter uma boa qualidade de vida. No entanto, é importante que os tutores estejam cientes dos sinais de recorrência e mantenham um relacionamento próximo com o médico veterinário para ajustes no plano de tratamento. Compreender os fatores que contribuem para a CIF e implementar estratégias para ajudar a minimizar os sintomas é fundamental para a manutenção do bem-estar do pet. Quer saber muito mais sobre saúde, bem estar e curiosidades da vida dos gatos? Clique aqui e acesse o Blog Oficial da Avert!
Tudo de FeliComfort: A Vida Mais Rom-Rom
Escolha o seu favorito e garanta mais conforto e bem-estar para o seu felino.
Quer saber mais?
Acompanhe outras dicas e curiosidades em nosso blog.
Pulgas podem transmitir doenças para os gatos?
Saiba tudo sobre essa praga e as consequências dela para nossos felinos!
Gato pode ficar sozinho em casa?
Os felinos são independentes, mas o bastante? Confira!
Novembro Azul: prevenção do câncer de próstata em felinos
A conscientização vai além dos homens, os felinos também sofrem com a doença!
Outubro Rosa: prevenção do câncer de mama em gatos
Sim, a prevenção do câncer de mama nos felinos também é necessária!
Gengivite em gatos: sintomas, causas e tratamento
Muito além do “bafinho”, saiba o impacto da gengivite na saúde dos felinos!
Como preparar o gato para a chegada de um bebê?
Prepare-se, o novo membro da família pode ser um desafio para o felino da casa!
Castração de felinos: conheça todos os benefícios
Prevenir doenças e melhorar o comportamento para uma vida longa e saudável!
5 passos para ajudar seu gatinho idoso
Tudo sobre as necessidades físicas e biológicas dos gatos mais velhos!
Bolas de pelo: o estresse pode influenciar?
Saiba tudo sobre, da formação à prevenção.