Setembro vermelho: prevenção de doenças cardíacas nos gatos
As doenças nos gatos
A campanha Setembro Vermelho visa conscientizar a população sobre a prevenção de doenças cardíacas não apenas em humanos, mas também nos animais de estimação, como por exemplo os gatos, que também podem ser afetados. Confira abaixo como prevenir e cuidar!
Atenção e cuidados
A saúde cardíaca dos felinos requer atenção e cuidados redobrados, pois esses animais são verdadeiros mestres em esconder os sinais de desconforto e dor. Assim, muitas vezes os sintomas só ficam evidentes quando a enfermidade já está em estágio avançado.
As principais doenças cardíacas que afetam os gatos são:
- Cardiomiopatia hipertrófica (CMH);
- Insuficiência cardíaca congestiva (ICC);
- Cardiomiopatia restritiva;
- Cardiomiopatia dilatada (CMD).
Cardiomiopatia hipertrófica
A cardiomiopatia hipertrófica é a mais comum, se caracteriza pelo espessamento das paredes do coração, dificultando o bombeamento eficiente do sangue. Esta condição pode ser genética, ou seja, o felino já nasce com ela, e é mais prevalente em certas raças.
Insuficiência cardíaca congestiva
Já a insuficiência cardíaca congestiva ocorre quando o coração não consegue bombear o sangue de forma adequada, o que leva ao acúmulo de líquido nos pulmões e na cavidade abdominal dos felinos.
Outras doenças que afetam os felinos com menor frequência são:
- Cardiomiopatia restritiva: causa rigidez das paredes do coração, impedindo o relaxamento normal do músculo cardíaco entre os batimentos;
- Cardiomiopatia dilatada: o aumento das câmaras cardíacas e afinamento das paredes do coração, resultando em uma função de bombeamento inadequada.
Combinação de cuidados
Como visto, uma série de alterações cardíacas podem complicar a vida dos gatos e a prevenção é uma aliada indispensável. Investir em cuidados com a saúde geral e com o monitoramento específico do coração, são medidas essenciais a serem adotadas pelos tutores.
Dieta balanceada
Uma dieta balanceada e rica em nutrientes essenciais ajuda a manter a saúde e o peso ideal do gato, reduzindo o risco de problemas cardíacos. A prática de exercícios precisa fazer parte da rotina para manter o coração forte e saudável, para isso, experimente brincadeiras diárias.
Obesidade e sobrepeso
Essas ações contribuem para evitar a obesidade e o sobrepeso do gato, pois o excesso de peso coloca uma carga adicional no coração e, além de problemas cardíacos, podem deixar os animais mais susceptíveis a uma série de outros problemas de saúde.
Coração saudável
Que os felinos são peritos em esconder sinais de alerta já sabemos, eles mascaram os sintomas ou dão sinais tão sutis que podem passar despercebidos. Por isso, a dica é ficar de olho nos comportamentos incomuns do seu gato.
Comportamentos para que você fique atento:
- Cansaço excessivo ou fraqueza;
- Alterações no padrão respiratório;
- Episódios de desmaios ou descoordenação;
- Falta de apetite.
Cuidados essenciais
Mesmo atento aos sintomas, é fundamental levar o pet para realizar check-ups frequentes com o médico veterinário. Isso mesmo, os exames regulares permitem a detecção precoce de qualquer anomalia e possibilitam o início do tratamento no início de qualquer doença.
Identificando as doenças
As visitas ao consultório incluem: exame físico completo e avaliação geral, incluindo a auscultação do coração. Em caso de suspeitas de condições cardíacas, exames adicionais como: eletrocardiograma (ECG), ecocardiograma e radiografia torácica.
Vida longa e saudável
A conscientização dos tutores sobre os sinais de alerta e a prevenção adequada e a importância dos check-ups regulares com o médico veterinário são fundamentais para garantir a saúde e o bem-estar dos felinos. E falando em bem-estar, seu gato está bem mentalmente?
Saúde mental
Se após os exames seu gato continuar com um comportamento inadequado, talvez seja a hora de conhecer e experimentar o feromônio facial sintético, que promove mais conforto, bem estar e menos estresse para o seu felino. Clique aqui, conheça e adquira o seu FeliComfort!
Tudo de FeliComfort: A Vida Mais Rom-Rom
Escolha o seu favorito e garanta mais conforto e bem-estar para o seu felino.
Quer saber mais?
Acompanhe outras dicas e curiosidades em nosso blog.
Pulgas podem transmitir doenças para os gatos?
Saiba tudo sobre essa praga e as consequências dela para nossos felinos!
Gato pode ficar sozinho em casa?
Os felinos são independentes, mas o bastante? Confira!
Novembro Azul: prevenção do câncer de próstata em felinos
A conscientização vai além dos homens, os felinos também sofrem com a doença!
Outubro Rosa: prevenção do câncer de mama em gatos
Sim, a prevenção do câncer de mama nos felinos também é necessária!
Gengivite em gatos: sintomas, causas e tratamento
Muito além do “bafinho”, saiba o impacto da gengivite na saúde dos felinos!
Como preparar o gato para a chegada de um bebê?
Prepare-se, o novo membro da família pode ser um desafio para o felino da casa!
Castração de felinos: conheça todos os benefícios
Prevenir doenças e melhorar o comportamento para uma vida longa e saudável!
5 passos para ajudar seu gatinho idoso
Tudo sobre as necessidades físicas e biológicas dos gatos mais velhos!
Bolas de pelo: o estresse pode influenciar?
Saiba tudo sobre, da formação à prevenção.