5 sinais que o gato está estressado
O estresse dos gatos
Os gatos são animais sensíveis e, apesar de sua reputação de independentes, são afetados pelo estresse facilmente. A espécie é extremamente sensível a alterações em sua rotina, desta forma, situações como: mudanças no ambiente, introdução de novos animais, conflitos sociais com outros felinos, presença de estranhos, eventos traumáticos passados e falta de estímulo mental e físico são fatores que podem desencadear o quadro. Como resolver? Confira abaixo!
Impactos do estresse
O estresse impacta negativamente o bem-estar dos pets causando problemas de saúde física como: distúrbios gastrointestinais e dermatológicos e desencadeando alterações comportamentais. Assim, reconhecer os sinais da condição nos animais é essencial para a adoção de medidas adequadas para o controle do quadro. Veja 5 sinais comuns que podem indicar que seu felino está estressado:
- 1. Marcação Urinária
Urina fora da areia é quando um gato se sente estressado, ele pode usar esse comportamento como uma forma de demarcar território ou expressar ansiedade, mesmo quando adequadamente treinados para usar a caixa de areia. Geralmente, a marcação é um spray de urina quase imperceptível feita verticalmente e é visível, pois pode formar uma poça no chão. Avalie sobre o local da caixa de areia, número de caixas disponíveis, limpeza e tipo de areia.
- 2. Se esconder ou evitar contato
Quando estão estressados, os felinos procuram refúgio em lugares escondidos, como por exemplo: atrás de móveis ou em armários. Além disso, se um pet sociável começa a evitar interações ou se esconder com frequência, pode ser um sinal de que ele está se sentindo sobrecarregado emocionalmente.
- 3. Arranhaduras
A arranhadura é um comportamento natural dos gatos para afiar suas garras e demarcar território. No entanto, quando um gato está estressado, ele pode aumentar a frequência do ato ou realizá-lo em locais incomuns como no sofá, em poltronas, em cadeiras de tecido, cama, entre outros.
- 4. Alteração alimentar
As mudanças no apetite são um indicador importante, o pet pode manifestar tanto uma completa recusa em comer, quanto uma diminuição significativa na quantidade de ração consumida. A perda de peso repentina costuma acompanhar esse sintoma, exigindo uma atenção redobrada e imediata.
- 5. Lambedura excessiva
Os gatos são notórios por sua limpeza meticulosa, mas quando esse comportamento se torna excessivo, pode indicar problemas subjacentes. As lambeduras excessivas, podem ser identificadas por áreas com alopecia ou, até mesmo, ao perceber irritação na pele.
Ao reconhecer e agir diante dos sinais de estresse do seu gato, você contribuirá para que seu pet tenha uma melhor qualidade de vida.
Ajuda do Felicomfort
Sempre se atente se houve alguma alteração no ambiente que o gato vive e se tem os recursos necessários para lidar com isso. Clique aqui e conheça o Felicomfort da Avert, uma cópia sintética do feromônio facial felino (F3) nas versões spray ou difusor que contribui ao transmitir a sensação de um ambiente mais seguro e confortável, auxiliando na diminuição do estresse e melhorando o bem-estar do seu gato.
Tudo de FeliComfort: A Vida Mais Rom-Rom
Escolha o seu favorito e garanta mais conforto e bem-estar para o seu felino.
Quer saber mais?
Acompanhe outras dicas e curiosidades em nosso blog.
Pulgas podem transmitir doenças para os gatos?
Saiba tudo sobre essa praga e as consequências dela para nossos felinos!
Gato pode ficar sozinho em casa?
Os felinos são independentes, mas o bastante? Confira!
Novembro Azul: prevenção do câncer de próstata em felinos
A conscientização vai além dos homens, os felinos também sofrem com a doença!
Outubro Rosa: prevenção do câncer de mama em gatos
Sim, a prevenção do câncer de mama nos felinos também é necessária!
Gengivite em gatos: sintomas, causas e tratamento
Muito além do “bafinho”, saiba o impacto da gengivite na saúde dos felinos!
Como preparar o gato para a chegada de um bebê?
Prepare-se, o novo membro da família pode ser um desafio para o felino da casa!
Castração de felinos: conheça todos os benefícios
Prevenir doenças e melhorar o comportamento para uma vida longa e saudável!
5 passos para ajudar seu gatinho idoso
Tudo sobre as necessidades físicas e biológicas dos gatos mais velhos!
Bolas de pelo: o estresse pode influenciar?
Saiba tudo sobre, da formação à prevenção.