Como amenizar o estresse do gato na mudança de casa
O estresse da mudança
Quem já passou por uma mudança sabe como essa situação pode ser estressante para os pets, em especial, os felinos, né? Pois é, primeiramente, esses animais são territorialistas e têm um forte vínculo com o ambiente em que vivem, o que faz com que mudar para um novo lugar significa perder o território familiar, deixando os gatos completamente inseguros e ansiosos. Quer saber como lidar? Veja algumas dicas abaixo!
Rotina e hábitos
Como são criaturas de hábitos e rotinas muito rígidas, qualquer mudança nesses padrões, como horários de alimentação, localização da caixa de areia ou áreas de descanso, pode causar um desconforto. O processo de transporte até a nova casa também pode ser estressante, pois os animais se sentem desconfortáveis dentro da caixa de transporte e são sensíveis ao movimento e aos estímulos durante todo o trajeto.
Tempo e estímulos
Além disso, a mudança de casa traz consigo novos cheiros como: de pintura fresca, novos móveis, e sons como: barulhos de vizinhos, tráfego diferente, que podem ser perturbadores para os gatos. Os gatos precisam de tempo para explorar e se acostumar com esses estímulos. Para ajudar nesse período de transição listamos algumas dicas:
Antes da mudança
- Preparação gradual: Comece a preparar o gato para a mudança gradualmente, permitindo que ele se acostume com caixas e movimentação dentro de casa, além de acostumá-lo com a caixa de transporte se ele não for familiarizado.
- Visitas ao veterinário: Certifique-se de que o pet está com a saúde em dia antes de se mudar. Se necessário, discuta com o profissional algumas medidas que possam ajudar durante o processo.
- Uso de feromônios: Os feromônios sintéticos, como o FeliComfort, que é a cópia do feromônio facial felino (F3), mimetiza o feromônio natural que os gatos possuem e espalham no ambiente com o intuito de reconhecimento, o que ajuda a transmitir a sensação de segurança, conforto e bem-estar.
- Espaço Seguro: Reserve para o gato um espaço tranquilo na nova casa, longe do movimento de móveis e pessoas, onde ele possa se sentir seguro e se acostumar com o novo ambiente aos poucos.
- Segurança: Antes da mudança, certifique-se da necessidade de colocação de redes de proteção em sacadas, janelas ou quintal da nova casa.
Durante a mudança
- Transporte Confortável: Utilize uma caixa de transporte confortável e familiar para transportar o pet. Coloque um cobertor e utilize o Felicomfort Spray para trazer a sensação de segurança e familiaridade ao animal.
- Identificação: Certifique-se de que o felino esteja usando uma coleira com identificação atualizada durante a mudança.
Na nova casa
- Introdução Gradual: Permita que o gato explore a nova casa gradualmente, começando por um único cômodo e expandindo conforme ele se sentir mais confortável.
- Familiaridade: Coloque difusores do FeliComfort em áreas estratégicas da casa, onde o gato dormirá ou passará mais tempo, para ajudar a criar um ambiente reconfortante e familiar.
- Supervisão: Supervisione o pet nos primeiros dias para garantir que ele não se perca ou se envolva em situações estressantes.
- Atenção extra: dê muito carinho ao gatinho durante esse período de adaptação. Isso ajudará a reduzir o estresse e fortalecerá o vínculo entre vocês. E lembre-se de que cada animal reage de uma forma à mudança. Seja paciente e respeite o tempo que ele precisa para se ajustar.
Medidas simples que fazem uma enorme diferença para o seu amigo felino e o ajudam a se adaptar de maneira suave e tranquila ao novo ambiente!
Mais sobre o feromônio
Naturalmente produzido e secretado pelos gatos para comunicação e associado com sentimentos positivos, o feromônio facial felino (F3) é depositado para demarcar território quando os gatos esfregam o rosto em objetos e criam uma zona de conforto ao felino. Esse feromônio é detectado por meio das papilas incisivas que ficam no céu da boca do gato.
Quer oferecer mais bem-estar ao seu felino? Então saiba mais sobre o feromônio facial sintético FeliComfort clicando aqui!
Tudo de FeliComfort: A Vida Mais Rom-Rom
Escolha o seu favorito e garanta mais conforto e bem-estar para o seu felino.
Quer saber mais?
Acompanhe outras dicas e curiosidades em nosso blog.
Pulgas podem transmitir doenças para os gatos?
Saiba tudo sobre essa praga e as consequências dela para nossos felinos!
Gato pode ficar sozinho em casa?
Os felinos são independentes, mas o bastante? Confira!
Novembro Azul: prevenção do câncer de próstata em felinos
A conscientização vai além dos homens, os felinos também sofrem com a doença!
Outubro Rosa: prevenção do câncer de mama em gatos
Sim, a prevenção do câncer de mama nos felinos também é necessária!
Gengivite em gatos: sintomas, causas e tratamento
Muito além do “bafinho”, saiba o impacto da gengivite na saúde dos felinos!
Como preparar o gato para a chegada de um bebê?
Prepare-se, o novo membro da família pode ser um desafio para o felino da casa!
Castração de felinos: conheça todos os benefícios
Prevenir doenças e melhorar o comportamento para uma vida longa e saudável!
5 passos para ajudar seu gatinho idoso
Tudo sobre as necessidades físicas e biológicas dos gatos mais velhos!
Bolas de pelo: o estresse pode influenciar?
Saiba tudo sobre, da formação à prevenção.