5 dicas para seu gato ficar mais tranquilo na caixa de transporte
Caixa de transporte
Parte da rotina dos donos de felinos, a Caixa de Transporte é extremamente necessária, seja para levar os gatinhos para consultas regulares ao médico veterinário ou, até mesmo, para breves viagens. O item é responsável por manter a segurança dos animais durante o trajeto, mas como já sabemos, o objeto pode causar ansiedade e muito medo nos gatos.
Fora da rotina
Isso acontece pelo fato de os gatos serem territorialistas e apreciarem uma rotina consistente, tornando qualquer alteração um verdadeiro desafio. Ou seja, ao sair, ele perde as referências deixadas por ele no local em que vive, o que gera a sensação de desconforto e insegurança. Além disso, a caixa de transporte é um espaço bastante restrito, onde ele não tem controle nenhum do ambiente.
Estímulos negativos
Além de sair da rotinas, os gatos são expostos a uma variedade de novos estímulos que, potencialmente, são assustadores, como:
- Ruídos de carros;
- Vibrações e Movimentos;
- Pessoas desconhecidas;
- Cheiros estranhos.
Tudo isso gera uma sobrecarga sensorial que pode ser extremamente estressante para um animal que prefere um ambiente controlado e previsível.
Prepare o momento
Sem nenhuma familiaridade e costume com a caixa de transporte, o felino enxerga o momento de entrar e ficar lá dentro como algo ameaçador, o que resulta em uma resposta de muito medo. Pensando nisso, é importantíssimo que você prepare o pet e faça com que o ato seja algo de rotina na vida de vocês. Como? Confira as 5 dicas que te auxiliarão e muito na hora de levar o seu bichinho para qualquer canto de maneira muito mais tranquila!
1. Familiarização gradual
A caixa deverá fazer parte do ambiente em que o seu gato vive como uma caminha confortável, um canto aconchegante ou um local onde ele ganha os desejados petiscos, isso ajudará a tornar o objeto seguro. Então, deixe a caixa aberta em um local acessível da casa e incentive o pet a utilizar, no ritmo dele, colocando brinquedos, petiscos ou até a caminha preferida lá dentro para que ele crie uma associação positiva.
2. Atenção ao tamanho
Uma caixa de transporte do tamanho errado também pode deixar o felino desconfortável durante todo o trajeto. Se for muito pequena, por exemplo, o pet não irá conseguir se movimentar, o que pode deixá-lo agitado. O recomendado é que a caixa tenha abertura superior e tenha um espaço que pérmita que o gato consiga se sentar e dar uma volta em torno do corpo.
3. Utilize feromônio
O uso de feromônio na caixa de transporte, como o FeliComfort, que é a cópia sintética do feromônio facial felino (F3), é indicado para ajudar na redução do estresse dos felinos durante o transporte. O produto pode ser borrifado no interior do objeto ou em um cobertor/manta para colocar dentro da caixa antes do transporte e, assim, criar um ambiente mais tranquilo e familiar. O spray tem duração de 5 horas nos objetos e deve ser aplicado 15 minutos antes de colocar o gato no local.
4. Simule viagens curtas
Depois que o gato estiver habituado com a caixa de transporte, é hora de começar a executar passeios para familiarizar-se com o ritmo fora do seu ambiente de costume. Você pode começar apenas colocando o animal na caixa de transporte e levando-o até o carro e, gradualmente, começar a fazer trajetos curtos, simulando o percurso necessário até o destino.
5. Outros animais
Animais desconfiados, os felinos identificam se outro animal utilizou sua caixa de transporte de longe e, percebendo isso como uma ameaça, pode resultar em estresse e desconforto. Vale lembrar que os gatos são sensíveis às emoções dos tutores, então, sempre mantenha a calma e evite transmitir ansiedade ou nervosismo antes do trajeto com o pet.
Ou seja
Com paciência e técnicas adequadas, é possível reduzir significativamente o estresse associado à caixa de transporte, tornando as viagens mais tranquilas para o gato e seu tutor. Caso queira algo fácil e simples para ajudar, clique aqui e conheça o FeliComfort, a cópia sintética do feromônio facial felino (fração F3), que auxilia na redução do estresse dos gatos, proporcionando a sensação de conforto e bem-estar.
Tudo de FeliComfort: A Vida Mais Rom-Rom
Escolha o seu favorito e garanta mais conforto e bem-estar para o seu felino.
Quer saber mais?
Acompanhe outras dicas e curiosidades em nosso blog.
Pulgas podem transmitir doenças para os gatos?
Saiba tudo sobre essa praga e as consequências dela para nossos felinos!
Gato pode ficar sozinho em casa?
Os felinos são independentes, mas o bastante? Confira!
Novembro Azul: prevenção do câncer de próstata em felinos
A conscientização vai além dos homens, os felinos também sofrem com a doença!
Outubro Rosa: prevenção do câncer de mama em gatos
Sim, a prevenção do câncer de mama nos felinos também é necessária!
Gengivite em gatos: sintomas, causas e tratamento
Muito além do “bafinho”, saiba o impacto da gengivite na saúde dos felinos!
Como preparar o gato para a chegada de um bebê?
Prepare-se, o novo membro da família pode ser um desafio para o felino da casa!
Castração de felinos: conheça todos os benefícios
Prevenir doenças e melhorar o comportamento para uma vida longa e saudável!
5 passos para ajudar seu gatinho idoso
Tudo sobre as necessidades físicas e biológicas dos gatos mais velhos!
Bolas de pelo: o estresse pode influenciar?
Saiba tudo sobre, da formação à prevenção.