Por que meu gato precisa de uma caixa de areia?
A Caixa de Areia para os gatos
Os gatos são extremamente cuidadosos quando falamos de higiene, né? Tanto é que um dos hábitos mais conhecidos deles é a lambedura para manter os pelos mais limpos. E não é só isso, eles também necessitam da caixa de areia e sabem usar desde bem filhotinhos. Mas por que eles precisam tanto dela? Confira abaixo!
Instinto e necessidades
Mesmo sendo animais domésticos, os gatos mantêm características de seus ancestrais, que tinham o hábito de esconder suas necessidades fisiológicas para que o cheiro não atraísse predadores e nem espantasse as presas.
Por isso, os felinos têm o costume de enterrar, ou tampar, os seus dejetos, evitando assim que seu território seja descoberto. E é aqui que a caixa de areia se torna fundamental para o bem-estar dos felinos.
Critérios de Higiene
Outro ponto relacionado ao uso da caixa de areia é a higiene. Como os gatos são mais criteriosos na “escolha do banheiro”, eles dão a preferência para a utilização da caixa de areia ao invés de qualquer outro lugar.
Assim, a escolha do item com areia é fundamental para a utilização pelos gatos e evita os dejetos em locais inapropriados, mas deve ser em uma caixa grande e rasa, para permitir o fácil acesso dos gatos.
Areia e Localização da caixa
É fundamental que a areia da caixa forme um torrão para que o gato enterre, ou cubra, os dejetos e, ainda, sem cheiro, pois qualquer aroma diferente pode ser algo que irrite os gatos e façam ele rejeitar o local.
Falando em local, a localização da caixa de areia deve ser em um ambiente de fácil acesso, silencioso e longe de qualquer pote de comida ou água. Pois além de mais higiênico, isso faz com que o gato se alimente em um ambiente propício para isso.
Número de caixas e manutenção
O número de caixas de areia ideal é o número da quantidade de gatos que você tem na casa +1, sempre localizados em diferentes ambientes e, como citado acima, longe do local onde se come e se hidrata.
Na hora de fazer a manutenção, remova diariamente as fezes e troque a areia com frequência, garantindo assim, um ambiente limpo e o acompanhamento da saúde dos gatos, observando qualquer alteração em suas fezes ou hábitos urinários.
Mantenha a caixa limpa
Com a caixa sempre limpa, uma série de situações desagradáveis serão prevenidas, como o mal cheiro, o acúmulo e crescimento de bactérias e parasitas, o que colocaria em risco a saúde do seu pet, além de ter oferecer um ambiente mais convidativo.
Não manter a caixa de areia limpa dará a possibilidade de o gato se recusar a usá-la. Isso pode levar a problemas de estresse, infecções urinárias, constipação e, ainda, comportamentos inadequados como marcação de território em outros cantos da casa.
Conclusão: gatos e caixas de areia
Proporcionar uma caixa de areia adequada não só atende às necessidades fisiológicas dos bichinhos, mas também contribui para um ambiente mais amigável para o seu gato.
Dedique tempo e atenção à manutenção da caixa de areia do seu gatinho, promovendo mais saúde e bem-estar emocional para ele, em um ambiente propício para uma vida longa e saudável.
Tudo de FeliComfort: A Vida Mais Rom-Rom
Escolha o seu favorito e garanta mais conforto e bem-estar para o seu felino.
Quer saber mais?
Acompanhe outras dicas e curiosidades em nosso blog.
Festas de fim de ano: como tornar os eventos menos estressantes para os felinos?
Saiba como tornar esse período de celebração menos estressante para os gatos!
O que é a síndrome de Pandora em gatos?
Atenção e cuidado com os felinos diante das doenças do trato urinário.
Quais os cuidados essenciais com os felinos no verão?
Altas temperaturas pedem atenção redobrada com os gatos. Saiba como protegê-los!
Segurança felina: o papel das telas de proteção
A importância da proteção contra quedas e os perigos das ruas para os gatos!
Pulgas podem transmitir doenças para os gatos?
Saiba tudo sobre essa praga e as consequências dela para nossos felinos!
Gato pode ficar sozinho em casa?
Os felinos são independentes, mas o bastante? Confira!
Novembro Azul: prevenção do câncer de próstata em felinos
A conscientização vai além dos homens, os felinos também sofrem com a doença!
Outubro Rosa: prevenção do câncer de mama em gatos
Sim, a prevenção do câncer de mama nos felinos também é necessária!
Gengivite em gatos: sintomas, causas e tratamento
Muito além do “bafinho”, saiba o impacto da gengivite na saúde dos felinos!